terça-feira, abril 19, 2005

PaRaBéNs, Fernando!


a cruz.. Posted by Hello
Acredito agora que quando conhecemos alguém nunca assumimos, pelo menos inicialmente, a importância que essa pessoa pode vir a ter na nossa vida e o que pode vir a simbolizar.. Isto faz com que frequentemente não demos muito atenção a quem se vá cruzando na nossa vida.. Ou então que nos esqueçamos de quem já passou e teve importância.. Uma coisa é certa quando conhecemos alguém de certeza que a primeira coisa que pensamos não é que ela vai morrer.. Apesar de a morte ser inerente à vida e a todos..
Quando conheci o Fernado só tinha 16 aninhos e estava ainda mais longe desses pensamentos.. Mas lembro-me do promenor de ele querer ver fotos do meu mano que na altura tinha 4 anos, lembro-me de lhe comprar um chocolate e ele ficar contente como uma criança, de como eu e ele não falamos mais a partir do momento que entrámos na Basílica de São Pedro de tão impressionados que ficámos mas sobretudo lembro-me como ele se despediu de mim nesse agosto.. Disse: "Vocês estarão sempre na minha oração!" Vocês estarão sempre na minha oração!! Era o modo dele garantir que fosse onde fosse que a vida nos levasse, o modo de ele nos manter perto dele era a oração.. O cuidado dele para connosco seria sempre a oração.. Claro que me lembro do sorriso também e do modo como ao fim de 12 kms a andar debaixo dum sol tórrido e de 40º ele continuava a cantar e a tocar no seu jeito de incentivar as pessoas a continuar!! Lembro-de mensagens, de toks, de um mail em particular que ainda tenho, de jantares que fizemos depois, de orações de Taizé.. Mas o que gosto mais de lembrar é que ele cumpriu pelo menos que eu saiba dois sonhos antes de morrer: ir à Praça de S. Marcos em Veneza e ir a Taizé. E gosto de lembrar que ele não se esquecia das pessoas e que tinha sempre uma palavra amiga que tanto podia trazer conforto como um sorriso ou até ambos! Ele escutava o Evangelho com o coração e sabia colocá-lo na sua vida de um modo especial.. Porque ele era o símbolo de alegria e esperança que todos os cristãos devem ser.. Claro que tinha defeitos mas nem vale a pena referir isso, porque toda a vida dele é muito pra além..
Espero ter aprendido bem a lição com a morte do Fernando que há sempre alguém ao nosso lado bem vivo que não estamos a dar a importância devida, o perdão devido, o olhar devido, o cuidado devido, o Amor devido.. Eu sei que ele está lá a olhar por todos e a interceder por todos junto do Pai e também me lembro dele em todas as orações..
Que a vida dele seja testemunho para todos os que tiveram o privilégio de o conhecer e partilhar do seu amor porque não há nada nem ninguém que nos tire quem nos tocou o coração e foi sinal de esperança e encontro com Deus para nós! Por isso ele permanece em nós e na nossa alegria de o termos conhecido..
PaRaBéns Fernando pela tua vida que celebramos e pela vida que ainda és em nós!
Tenho pena de não tar com vocês amigos mas pelo menos estou em oração!

Baci,
pinny
P.S. E aqui fica a cruz da nossa via sacra em Taizé feita pelos amigos do Fernando.. esta cruz que Cristo tomou por nós e que permite que o Fernando esteja lá agora com ele!
E temos novo Papa neste dia.. Não acredito em coincidências.. Que o Fernando interceda junto do Pai também por ele, para que saiba conduzir a Igreja que somos!

Sem comentários: