segunda-feira, julho 26, 2010

da dor do mundo

Doí-me a alma da dor do mundo.
Eu sei que o mundo é muito grande e por isso é grande a minha dor..

O "microclima" em que sempre vivi, é ainda mais micro do que o que pensava.

Eu sei que vivo demais, que sinto demais, mas não consigo não sentir.

Ainda me custa acreditar que a maioria é indiferente. Que a maioria escolhe viver as suas próprias dores, viver no pessimismo da descrença, viver auto-centrado. Que a maioria não é solidário, nem compreende esse princípio. Que a maioria.. simplesmente não quer saber. Não quer ouvir. Não tem tempo.
Que parte desta maioria acresce a este estado, a revolta, contra tudo o que mexe. Contra tudo o que não o ajuda a si, mas ajudar os outros nem pensar. Tratar mal os outros, porque alguém tem que ouvir, talvez possa ser.

"O dinheiro que ganho é para mim"
"Se a mim não me dão nada, porque hei-de dar eu alguma coisa a alguém?"

Não são frases que podiam ser, são frases que foram. Ouvidas por mim, atiradas a nós. E eu não posso, nem devo reagir mas há dias que não me contenho. É mais forte que eu. Sinto-nos como sacos de boxe. Ali, expostos na rua ao dispor de quem quiser. E hoje de novo, gritaram-me e eu a tremer por dentro e aguentar por fora.

Não posso deixar de me horrorizar perante a falta de Amor e de compaixão.

O que é que faltou na vida de todos para que o amor que experimentam, não ser tão forte que tenha que transbordar, o que é que faltou?! O que nos faz perder a vontade de dar? De ser para os outros? De assumir a corresponsabilidade de viver neste mundo?

Porque é que eu sou uma minoria, quando devíamos ser uma maioria?!
Somos humanos. Onde está a sensibilidade de olhar para o outro e perceber que está ali uma pessoa?

E se eu não cresse neste Deus que foi mais humano que todos os homens, não sei o que me valia. De facto, nada mais nos vale e Ele tem que bastar. Assim seja.

1 comentário:

Anónimo disse...

a mim também ... às vezes dúvido que tenha capacidade para continuar nesta área e ouvir e ver o que ouço e vejo todos os dias ...

Depois penso que sozinhos não conseguimos nada, "somos um grãozinho de uma praia maior" e só com os outros grãozinhos como tu posso sonhar voar mais alto ... :)

me