quarta-feira, julho 27, 2005

É só preciso um bocadinho assim...

Segunda à noite.. Contra todas as previsões e não previsões por vontade de Deus certamente e por mão da Filipa fui parar à carinha que faz a volta dos sem-abrigo em Lisboa.. Para quem não sabe esta(s) carrinha(s) pertence ao projecto da Comunidade Vida e Paz e distribui comida e leite à noite pelos sem-abrigo da cidade.. Mas na minha opinião os voluntários levam muito mais.. Eles levam companhia e palavras que pouca gente se interessa em dar-lhes.. É mais fácil dar uma esmolha do que oferecer um coração ou um par de ouvidos.. A comida é essencial mas acima de tudo acho que a preocupação demonstrada e disponibilidade de ali estar aquece-lhes mais a alma.. A humilde e a fé desta pessoas é muito maior que a nossa pois habituaram-se a tar por companhia Deus e só a contar com Ele.. Apesar de as situações que presenciámos e das pessoas que mesmo sem nada se recusam a receber e até fogem de nós, apesar das crianças que pedincham o nosso Amor e atenção quando nós pensamos só levar comida, apesar de ver Deus em todos os rostos e corpos o que mais me chocou foi o facto de ser preciso tão pouco para ajudar estas pessoas.. Tão incrivelmente pouco e eu nem esse pouco me disponho a dar, quando eu tive a graça de receber muito.. Não custa nada.. Sobretudo a nós pessoal novo.. Não andamos a pé, deitamo-nos as 3h da manhã mas até a isso estamos habituados.. É tão pouco o que é preciso fazer que até doi não o fazemos.. Se dessemos este pouco erámos mais felizes, fazíamos mais pessoas felizes e trazíamos o Reino para o aqui e o agora.. Mas é mais fácil fechar os olhos.. Falo por mim..
Baci

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida!

Contas-te-me pessoalmente esta tua experiência e os teus olhos brilhavam!!!
Devia de haver mais pessoas como tu e como os que te rodeiam. Porque o mundo esta cheínho de pessoas que dizem palavras muito bonitas que fazem bem à alma, mas de que servem se nunca foram vividadas e experiênciadas?
Quando sabemos do que falamos porque já o vivemos e sentimos, isso sim faz bem à alma!
Gosto de ti, muito; mas isso tu já sabes. Da tua Maria

Anónimo disse...

às vezes doi experenciarmos a realidade de tão perto... é diferente ouvirmos falar, e vivermos... e é por isso k n posso imaginar cm t sentis-t, pk nunca o vivi d tão perto... mas ao ler o teu post...esta chama da vocação k arde dentro d mim, ansiosa por akecer mts corações, tornou-se fogo, impossivel de apagar..
bijou

Anónimo disse...

não temos noção de tudo aquilo que nos rodeia, só vemos quem está melhor na vida e esquecemos os outros, que precisam de coisas muito mais importantes e talvez mais faceis de dar do que nós...devo ter sido alta experiencia...o ano passado fiz um trabalho sobre os sem abrigo para a escola e tentamos fazer algo para ajudar, mas a maioria das pessoas com quem tivemos também recusou...
Cláudia FAMEL

Anónimo disse...

Os Médicos do Mundo tb têm um projecto semelhante e voluntários precisam-se...

Desculpa n ter seguido o teu blog c tanta frequência como o habitual m penso q tens noção dos porquês... Mesmo assim não deixo de ver a realidade q descreves qd ando de transportes do trab p casa e vice-versa e concordo ctg. Uma grande massa humana passa ao lado das que se destacam pela pobreza, doença ou necessidades extremas. É bom contrariar essa tendência e testemunhos como o teu são importantes nesse sentido. Bjinhs