segunda-feira, novembro 08, 2010

pessoas que inspiram

Já tive um ou outro professor digno de referência e influência na minha vida mas, de facto, já há muito tempo que não tinha esta sensação de um professor que inspira, sobretudo se do que fala, é precisamente do que chega ao coração.

É um privilégio ter um professor de Mestrado do ISCTE que é profundamente humano. Que se esforça por saber o nome de todos alunos (somos 50) e que propõe tipos de avaliação diferentes, tendo em conta as diferenças de todos.

Na última aula da cadeira, levantámo-nos e batemos palmas de pé. Nesta mesma aula, ao ser questionado sobre o porque de se insistir no Desenvolvimento, uma das suas respostas foi: "como posso eu trair estas pessoas que têm tanto para ser e dar?!"

E depois marca um jantar de turma e é ele próprio que nos serve à mesa, só pelo prazer de nos explicar o que é e de onde vem cada um daqueles pratos africanos.

Tem defeitos, impossíveis de esconder, mas o bom é tão bom, que inspira.

E é economista e é mais que Dr. e conhece mais de meio mundo de países e de gentes.

E são pessoas como estas, que estão no meio do mundo e que querem levar as pessoas a dar mais de si aos outros e a ser mais, que me fazem acreditar. Que me renovam na esperança.

É cristão, pois claro, e isso ainda me confirma mais na diferença e testemunho que devemos ser.
Esta é uma pessoa que, de facto, faz a diferença.

Sem comentários: