domingo, junho 18, 2006

perto Dele

Há experiências propícias para nos aproximarmos de Deus, há aspectos concretos e atitudes claras que podemos adoptar para estar mais perto Daquele que é razão da nossa existência. Tive a graça de o viver em 7 dias de silêncio, mas espero continuar a vivê-lo no quotidiano. E já o ando a sentir... Olho para as pessoas e para o que faço e tudo está diferente.. Ou o meu olhar sobre as coisas está diferente... Sem saber sequer se vou partir, já me sinto a partir... Já me sinto um pouco distante, um pouco indiferente (no sentido de Sto Inácio, claro!), um pouco de fora... Vejo a minha vida com os olhos de quem a vive de fora... De quem já a viveu mas que sabe que não a viverá... De quem nunca quis fazer da vida o que todos fazem, nos moldes em que todos fazem, com os objectivos que todos tem... De quem quer viver a lógica de Deus. É assustador viver isto. É como que se nada do que foi/é a tua vida já não te pertencesse, nada te pertence e tu não pertences a nada nem a ninguém... Tudo se vai esgotando a cada minuto que passa e vais orientando os teus pontos de referência noutra direcção. Há pouca coisa que faça sentido e no entanto a vida continua a discorrer exactamente como antes, mas eu estou tão intrinsecamente diferente que já nem o vivo do mesmo modo, ainda que o faça como antes. Não sei o que isto significa e muito menos para onde me leva, mas sei que estar mais perto de Deus me fez diferente. E nada mais será o mesmo. Mas vai doendo deixar tudo, para abraçar Tudo!

"Se eu voar sem saber onde vou
Se eu andar sem conhecer quem sou
Se eu falar e a voz soar com a manhã
Eu Sei...

Se eu beber dessa luz que apaga
A noite em mim
E se um dia eu disser
Que já não quero estar aqui
Só Deus sabe o que virá
Só Deus sabe o que será
Não há outro que conhece
Tudo o que acontece em mim

Se a tristeza é mais profunda que a dor
Se este dia já não tem sabor
E no pensar que tudo isto já pensei
Eu sei...

Se eu beber dessa luz que apaga
A noite em mim
E se um dia eu disser
Que já não quero estar aqui
Só Deus sabe o que virá
Só Deus sabe o que será
Não há Outro que conhece
Tudo o que acontece em mim

Se eu beber dessa luz que apaga
A noite em mim
E se um dia eu disser
Que já não quero estar aqui
Na incerteza de saber
O que fazer, o que querer
Mesmo sem nunca pensar
Que um dia o vá expressar
Não há Outro que conhece
Tudo o que acontece em mim."

"Eu Sei" - Sara Tavares

2 comentários:

Katharina disse...

Ser estrangeiro na própria vida... Como te compreendo amiga! É algo que tenho experimentado desde há alguns meses... desde São Tomé...
Daí a falta de sentido que tenho vivido, daí a sensação de estar no lugar errado e de ter desistido daquilo que já não fazia sentido!
Mas é tão difícil explicar a quem não o sente, e tão difícil mostrar que não é o amor que se dissipou... Mudaram apenas as direcções, os objectivos e as certezas!
Compreendo-te tão bem Andreia... E fico muito feliz por estares mais perto, cada vez mais perto d'Ele! :)
(e também por estares perto de mim...)

Anónimo disse...

Venho ler-te todos os dias e quando não o faço, é dia sim, dia não!
Dou-te a minha mão, o meu abraço, o amor que nutro por ti e é tb alimentado por Ele e pelos seua gestos simples de amar!