domingo, setembro 25, 2005

dúvidas

Há uma amiga minha que sabe bem quem é com quem tive uma conversa acerca das suas dúvidas e incertezas de futuro.. O que lhe disse na altura foi um pouco para jogar pelo seguro, mas passado uns dias tive outra conversa com outra amiga que me fez lembrar que temos que arriscar e aproveitar esta vida, que não podemos dar conselhos "justos" aos outros porque não estamos na pele deles.. A não ser que eles os peçam mas será sempre o que nós faríamos.. E às vezes neste sociedade parece que tá tudo muito pré-defenido e alterar as regras parece mal ou um desvio.. Acima de tudo devemos seguir os nossos sonhos e às vezes o caminho não é o mais fácil ou o mais directo mas devemos acreditar em Deus e no futuro! Há dúvidas sim e muitas.. Eu tenho! Cada vez mais.. E como dizia também a minha amiga Dorinha qualquer dúvida é pior que qualquer certeza.. Pelo menos para mim.. Prefiro saber que a resposta será má ou que implicará sacrifícios do que não saber nada e vagear no mar das dúvidas. O ideal é que a resposta seja boa claro mas prefiro poder avançar logo por muito que me doa do que ter que esperar para partir.. Mas aprendi também esta semana que há respostas que não as podemos ter logo e que também é uma virtude saber esperar com elas e com o que nos tem para ensinar.. Que é importante rezar as nossas dúvidas e acreditar que um dia teremos certezas. É difícil mas também ajuda a crescer.. Continuo a preferir saber logo as respostas mas a paciência também precisa de ser exercitada.. Deus ajuda, isso tenho a certeza.. Rezem pelos impacientes que tem uma vida muito complicada.. Eu que o diga!! ;)
Baci

2 comentários:

Margarida disse...

Pois é,amiga...e a dúvida é o caminho para o conhecimento!A partir dela se gera toda a descoberta da certeza!..
E quando foram muitas[as duvidas], é so pensar que "também isto passará!"

Um beijinho muito grande****

Katharina disse...

Amiga, é bonito ver como consegues entender que nada é simplesmente preto ou branco... Que «... não podemos dar conselhos "justos" aos outros porque não estamos na pele deles..»
Estar distante do problema pode ajudar a vê-lo com mais clareza e por isso os conselhos dos amigos são tão importantes, mas nunca devem ser entendidos como verdades, nem para um lado nem para o outro, pois há tanta coisa que mexe dentro de quem vive o problema, tantos sentimentos e emoções que só ele pode escolher o que deve fazer.
Mas tantas vezes custa-nos ver um amigo sofrer, fazer asneiras que nos parecem colocar em risco tanta coisa importante... Sabes, é como dizes: "nesta sociedade parece que tá tudo muito pré-defenido e alterar as regras parece mal ou um desvio". Estamos todos muito programados desde que nascemos aprendemos o que é certo e o que é errado e esquecemos de algo muito importante: ouvir a voz de Deus que palpita dentro de nós... Seguir os nossos sonhos é que devia ser importante, e não escondê-los.
Tenho muitas dúvidas, como bem sabes... por vezes tenho tantas que sinto que vou explodir e parece que a cada passo me surgem mais e mais perguntas...
Actualmente o meu futuro preocupa-me e sabes porquê? Porque na verdade não confio em Deus como devia, continuo preocupada com promenores e não deixo simplesmente que Ele me indique o caminho... Quando Ele me diz "Segue-me" eu ainda pergunto "Para onde me levas?"...
Confiar... É o que neste momento peço a Ele, que me ajude a confiar mais nas suas mãos de pai. E é também o que peço a todos os que me rodeiam, que confiem em mim, mesmo que pareça estar a fazer tudo errado...
Nada é apenas preto ou branco... E são tantos os caminhos por onde podemos seguir...
Amiga, obrigada pelo teu colo, obrigada pelos momentos em que me chamas à realidade e obrigado pela presença tão constante na minha vida. Crescer contigo tem sido muito bom... Gosto mesmo de ti!
Xi apertado