terça-feira, maio 30, 2006

"Quando for grande e um homenzinho quero ser Jesuíta"

Pois queria! Mas dizem vocês: "Andreia... hellooooooo!! Nunca serás grande nem homem por isso desiste da ideia". E sim isso é a perspectiva realista. Mas não deixa de causar alguma frustação. Estes últimos meses de contacto com jesuítas, além de só me terem feito bem, tem-me causado uma certa admiração e amor. Volto a repetir.. pois queria! Queria ser Jesuíta. Mas não posso. Isto é um bocado grave para revelar mas acho que tenho mesmo é vocação para padre. Mas não, não posso! Sou mulher. Confesso que a ideia de não o poder ser, só por esta condicionante, me irrita um bocado às vezes. Tenho a sensação de que se tivesse nascido rapaz, aos 18/20 anos teria entrado no noviciado, mas a verdade também é que se fosse rapaz, provavelmente hoje não seria a pessoa que sou nem sentiria o que sinto. Gosto de ser mulher. Não me intrepetem mal. E não, não vou deixar de ser católica só porque não posso ser qualquer coisa como... sacerdotisa (que alías existiam nas primeiras comunidades cristãs). Mas sempre que tenho um contacto mais directo com um jesuíta isto passa-me de novo pela cabeça. É que aqueles senhores tem tanta piada, tanta sabedoria de vida e de Deus que também me passa a outra ideia parva pela cabeça de desencaminhá-los e olha.. casar-me com eles! Brincadeirinha, né... Nem posso ser nunca grande, porque grandes são eles e não é, geralmente, de tamanho fisíco e dessa grandiosidade estou ainda mais longe... E um bocadinho mais a sério, acho que o que admiro mesmo é a capacidade de me levarem das lágrimas às gargalhadas descontroladas (e vive-versa) como aconteceu este fim-de-semana. Não podendo ser jesuíta, sou, sem dúvida, uma privilegiada por poder privar com este tipo de Pessoas cheias de Deus e de humanidade e profundamente em comunhão com o mundo. Quem me dera chegar a metade daquilo um dia. Só a metade e já seria muito feliz. Mas o caminho faz-se andando, isn't it?!
Baci

quarta-feira, maio 24, 2006

Sitting....

waiting...

wishing...

& praying (acrescentou o João 1º de Taizé - e que saudades!!!!)

quarta-feira, maio 17, 2006

sites

Olá!
Desta vez uma coisa simples que pode ajudar muita gente.
Para os mais distraídos tenho aqui ao lado meus links, lá mais para o fim, sites que com apenas um click podem contribuir para a melhoria de várias situações dramáticas no nosso mundo... Basta um click todos os dias! Já viram o nosso poder face a outros?! Só um click! Acrescentei agora o site do Fight Hunger cuja uma das camapanhas vai decorrer este domingo em Lisboa, Porto e Açores mas podem ver mais detalhes na página. Um click neste site garante uma refeição de 19 cêntimos num refeitório escolar (sim, não me enganei) a uma criança em África e a nós nem esses 19 cêntimos custa. Só um click... Vá lá.. Não custa nada.
Baci

quarta-feira, maio 10, 2006

música dos Titãs, interpretação do Tim

Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

segunda-feira, maio 08, 2006

fitas...

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer nada. À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do Mundo." - Fernando Pessoa
Escreveu assim esta citação a Susana na fita.
A nossa benção particular deu-me o stress de arranjar padre e coro e a incerteza de que estaria a fazer mesmo bem. Sabem, desde o início, que não concordava nada com isto. Que acho que a do Cardeal chega (que essa é que é a grande, a original, a com significado de Igreja), que se vocês não acreditam como eu acredito então para que é que queriam uma missa? No entanto (e falsas modéstias à parte), senti o dever e a obrigação de organizá-la, porque já que ia acontecer que fosse algo bem feito e com sentido. Mas ia-me perturbando (eu e a coerência..) e até me deu pesadelos. A invenção do dia da mãe e quase nenhum amigo meu poder ir cantar nesse dia... O meu anjo Filipe caído do céu e os anjinhos acessórios Bela, Dani, Dina, Mara e Tony (nem todos com a melhor das vozes mas com a melhor das vontades..) que fizeram com fosse possível. OBRIGADA!
Mas a vocês.. A vocês tudo o que podia dizer está naquele texto de acção de graças que fiz e que a Susana não conseguiu ler pelo melhor dos motivos - a comoção. E o que não está lá está nas vossas fitas. Mas falta ainda dizer que valeu a pena. Que senti que no fundo foi uma oportunidade de vos dar o meu testemunho e de preparar uma coisa que é sempre muito especial de mim para vocês: a Eucaristia. Sei que algumas e algum (grande Pedro) não se sentiram bem com o não saber responder, agir... Mas para Deus basta sentir. Para mim basta vocês estarem lá. Para o Pe Javier basta ser uma oportunidade para evangelizar como ele disse. Por isso afinal fez sentido e foi muito importante. Foi o nosso momento.
E que 5 anos foram estes.. Hoje olhava pa vocês e pensei que o nosso curso nos torna lamechas, ou melhor, mais sensíveis ao outro.. Mas isso é tão bom.. Hoje senti que há 5 anos fiz a opção certa e, sem pretensões, que o nosso curso é do mais humanizante que existe (senão o mais!).
Gosto. De vocês.
Baci